É com grande orgulho e satisfação que me junto a toda a Comunidade Educativa da Escola Básica e Secundária Fernão de Magalhães em Chaves para felicitar os alunos do 7.º Ano C pela participação no prestigiado concurso “Uma Aventura Literária 2026”, promovido pela Editorial Caminho e pelas renomadas autoras Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada.
Os nossos alunos revelaram muita dedicação, criatividade, imaginação e um ótimo desempenho neste concurso, que visa estimular o gosto pela leitura e escrita, marcos muito importantes no percurso escolar de qualquer aluno.
Participaram nas várias modalidades deste concurso: texto original, crítica, recomendação de leitura, desenho, olimpíadas de história e teatro na rádio , cerca de 11.366 alunos a nível nacional e para nosso grande orgulho, três trabalhos realizados pelos nossos alunos nas aulas de Português, foram escolhidos pelos jurados , por terem sido considerados trabalhos de excelência , e por isso distinguidos com três primeiros prémios: dois deles na modalidade de crítica e um outro na modalidade de recomendação de leitura . Os nossos campeões mostraram, assim, uma excelente capacidade de argumentação e uma capacidade extraordinária para conseguir fazer análises críticas bem estruturadas e fundamentadas, conseguindo também opinar sobre diversos temas de forma precisa e muito bem sustentada.
A interdisciplinaridade existente neste concurso é também um fator de motivação para se participar em concursos deste género e isso também se verificou com os nossos alunos, pois quando questionados sobre a obra que queriam escolher para analisar, a maioria dos alunos, decidiu escolher “O Terramoto de 1755”. Um grupo de alunos decidiu fazer uma crítica à sociedade do século XVIII, às desigualdades entre as classes sociais mais ricas e as classes sociais mais desfavorecidas, o egoísmo e a falta de solidariedade visível no momento do terramoto de Lisboa. A falta de cuidado e empatia para com os que mais sofriam, despertou nos nossos alunos a vontade de “gritar ao mundo “as injustiças que se vivenciavam, naquela época e fizeram-no de forma exemplar.
Outro grupo decidiu chamar a atenção para a forma inapropriada e insensível da Comunicação Social do século XVIII, quando decidiu publicar, no jornal da época, informações sobre o terramoto de 1 de novembro de 1755. Alguns alunos ficaram indignados quando perceberam que as notícias relativas ao terrível terramoto, apenas salientavam a alegria de se ter descoberto, no meio dos escombros, um cofre pertencente à realeza, que, só por acaso até estava com bastantes moedas no seu interior…
Já na modalidade de “recomendação de leitura “, alguns alunos decidiram usar os seus melhores argumentos para convencer um amigo (a) a ler o livro “Quero ser Outro” das autoras responsáveis por este concurso e uma coisa é certa: os júris ficaram totalmente convencidos e “rendidos” com a capacidade de argumentação destes nossos aventureiros, pois atribuíram-lhe o prémio de primeiro lugar na referida modalidade.
Todos os alunos da turma estão de parabéns! Foram desafiados para uma aventura e aceitaram o desafio, mostrando a coragem dos verdadeiros campeões!
Parabéns a todos os participantes não só aos que conquistaram prémios, mas também a todos os outros, que se destacaram pelo empenho demonstrado, pelo companheirismo, pela coragem e pela vontade de vencer, tentando alcançar os objetivos que vamos traçando para a nossa vida.
O caminho faz-se caminhando, às vezes sós, às vezes acompanhados, mas julgo que o mais importante é termos sempre alguém pronto para nos dar a mão, quando dela precisarmos!
Termino esta minha intervenção com uma frase que gosto muito “A persistência é o caminho do êxito.” — Charles Chaplin.
Imensamente orgulhosa, professora Carla Capelas!



