No âmbito da sua área curricular, a turma do Curso Profissional de Técnico Auxiliar de Farmácia deslocou-se, no passado dia 21 de fevereiro, à zona do Porto, acompanhada pelas docentes Alda Silva e Joana Moreira, numa visita de estudo, que veio a revelar-se muito enriquecedora.
A primeira paragem foi em Gondomar, para uma visita à Cooprofar. Falamos de uma empresa, com uma história que conta com pouco mais de meio século. No dia 18 de novembro de 1974, um pequeno grupo de visionários começou a construir os alicerces de uma cooperativa com o propósito de pensar a distribuição pelos olhos das farmácias. No dia 23 de maio de 1975, cerca de 20 proprietários de farmácias juntaram-se e criaram a Cooprofar. Desde o início, o objetivo era simples: contribuir para o sucesso das farmácias e garantir que tinham o suporte de que precisavam, tornando-se assim um dos principais grossistas nacionais na cadeia de abastecimento de medicamentos e produtos de saúde.
Durante esta visita, destacamos o acolhimento a todos os nossos alunos, assim como todo o percurso, durante o qual foi criteriosamente elucidado o circuito do medicamento até ao momento em que chega à venda nas farmácias familiares.
Depois de um momento de convívio para almoço, os alunos rumaram a uma visita enternecedora. No Sea-Life foi experienciada a descoberta do mundo marinho. Entre cardumes de peixes de beleza encantadora, grupos de pinguins simpáticos, espécies raras de cavalos-marinhos e tubarões com um ar ameaçador foi possível desvendar alguns mistérios da biologia marinha, para orgulho da professora Alda. Houve ainda um alerta para a sensibilização da importância da conservação e preservação das espécies e dos seus habitats naturais.
Foi, sem dúvida, um dia de muita aprendizagem, que contribuiu para um enriquecimento complementar às disciplinas de Técnicas de Farmácia e de Biologia e Geologia.