O Agrupamento de Escolas Fernão de Magalhães levou, uma vez mais, a cabo uma atividade que integrou um ideal mais vasto de sensibilização para a importância de cada um de nós na sociedade e no mundo.

Falamos da participação do Agrupamento na campanha “Papel por Alimentos”, promovida pela Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares contra a Fome.

Esta iniciativa decorreu ao longo de todo o ano letivo, no âmbito do Projeto de Educação para a Saúde (PES), e envolveu a comunidade escolar e local.

Todo o papel recolhido através desta campanha é convertido em produtos alimentares que são distribuídos pelos mais carenciados, desempenhando uma função essencial na luta contra a fome e contribuindo, ao mesmo tempo, para a proteção do ambiente e da natureza.

No entender das professoras organizadoras, Cristina Silva e Paula Rio, esta atividade foi um sucesso, com a recolha de 5165 quilos, mas não teria sido possível sem o envolvimento de muitas pessoas.

Assim, a atividade contou com o apoio da direção, dos diretores de turma e dos professores de Cidadania e Desenvolvimento que fizeram a divulgação da campanha e a recolha do papel junto dos professores, assistentes operacionais, alunos e famílias; do professor Mário Jorge Faria que, ao longo do ano, foi fazendo o transporte do papel para a escola de Vidago onde ficou armazenado; dos assistentes operacionais, cuja colaboração foi valiosa na concretização da recolha.

As professoras responsáveis quiseram deixar um especial agradecimento aos professores, aos alunos e aos assistentes operacionais de Vidago que, no dia 9 de julho, encheram dez paletes de papel; à empresa José Guerra Lda que providenciou motorista e camião e realizou o transporte do papel até ao Porto; à empresa “A Ribeirense”, sitiada na Estrada Nacional n.º 2, Edifício Barroso, loja 206, em Vidago, cujos proprietários Eliseu e Sandra Mendes cederam as paletes e o porta-paletes para que fosse possível carregar o camião; à professora Ana Fernandes e toda a comunidade escolar do Agrupamento de Escolas de Cabeceiras de Basto, principalmente aos docentes e não docentes da Escola Básica de Arco de Baúlhe, que contribuíram na recolha e no transporte do papel para Vidago.

 

A todos os que, de uma forma ou de outra, foram voluntários nesta campanha solidária e contribuíram para o seu sucesso, bem-hajam!

Leave a Comment