No dia 22 de maio, os alunos do 12ºB e C de Biologia e Química, acompanhados pelos professores Fernanda Azevedo e Pedro Cavadinhas, efetuaram uma saída de campo ao troço do rio Tâmega situado junto às Termas de Chaves, para avaliar o impacto da descarga de água termal na qualidade da água do rio.

Esta atividade realizou-se no âmbito do Clube Ciência Viva e permitiu aplicar aptidões e conhecimentos adquiridos nas disciplinas de Química e de Biologia.

Antes da saída das instalações da Escola, nas aulas de laboratório de Química, foram distribuídas as tarefas a todos os grupos de trabalho e, imediatamente a seguir, os alunos foram informados acerca dos procedimentos a adotar nos registos das observações.

Já junto do rio, os intervenientes na atividade selecionaram os locais adequados para a investigação e, de seguida, recolheram várias amostras de água em três locais diferentes, para identificação da biodiversidade e medição de parâmetros físico-químicos como a temperatura, o pH, a transparência da água, nitritos, dimensão do caudal, velocidade da água, entre outros. As informações foram criteriosamente registadas e serão avaliadas no Laboratório de Química da escola.