No âmbito do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular (AFC), dando continuidade ao objetivo de dar voz aos alunos, o CFAE do Alto Tâmega e Barroso lançou o desafio aos alunos/embaixadores do futuro, para organizar e replicar o Debate “Pensar o Futuro 2050 ” neste ano letivo de 2024, contando com a participação de alunos/colegas das escolas associadas ao nosso CFAE do Alto Tâmega e Barroso.

Relativamente a este projeto, participaram turmas do nosso agrupamento com atividades que envolveram, numa fase inicial, todos os alunos de cada turma participante, designadamente num mentimeter intitulado “Algoritmos para um futuro desejável e sustentável”, onde foram projetados ideias para uma Educação/Formação significativa de todos com todos e para todos. As turmas e o Agrupamento foram depois representados por 9 alunos das turmas envolvidas no Debate “Dar Voz aos Alunos – 2024” que ocorreu no dia 8 de maio de 2024, na Biblioteca Escolar da Escola Secundária Dr. Júlio Martins, das 14h30 às 16h30, tendo sido acompanhados pela docente Maria Alice da Silva Alves. O debate contou com a participação de vinte e quatro jovens representantes das escolas associadas do CFAE do Alto Tâmega e Barroso, nove dos quais do Agrupamento de Escolas Fernão de Magalhães, nomeadamente, Gabriel dos Santos Ferreira do 8ºA, Marlon Raony Amorim do 8ºB, Inês Rafaela Gomes Ferreira do 8ºC, Ivo Gabriel Silva do 8ºD, Eva Maria Correia Alves do 10ºA, Maria Paz dos Santos do 12ºC, Daniela Filipa Marracho Costa do 12ºA, Rafaela Fernandes Lino do 12ºC e Marisa da Silva Carvalho do 12ºD, tendo os três últimos integrado a equipa de cinco alunos-embaixadores, responsável pela dinamização do debate.

Durante o evento, os alunos foram desafiados a refletir sobre as 6 ideias de futuro organizadas no Debate “Dar voz aos Alunos – 2023”, abordando as temáticas do ambiente, da saúde, da democracia e das políticas públicas.

Congratulamos as ideias projetadas na voz dos alunos e que as mesmas desenhem as melhores soluções para perene futuro de todos!