Numa iniciativa memorável, os alunos do 6º ano do Agrupamento de Escolas Fernão de Magalhães, em Chaves, reuniram-se com os utentes da Residencial Nova Geração para relembrar os 50 anos do 25 de Abril.
Sob a orientação de um grupo inspirador de vários docentes, esta atividade destacou a importância histórica do Dia da Liberdade, através de uma variedade de expressões artísticas e educativas.
Os mentores por trás deste evento único foram os professores: Rita Carvalho e Luisa Barbosa, docentes da disciplina de Português; Paula Rio, responsável pela disciplina de Educação Musical (EM); Manuela Borba, que leciona a disciplina de História e Geografia de Portugal (HGP); Margarida Pisco, docente da disciplina de Cidadania (CD); Margarida Cruz, responsável por Educação Visual (EV); Rui Duarte, professor de Educação Tecnológica (ET); e o Padre André Meireles, responsável pela disciplina de Educação Moral Religiosa Católica (EMRC).
Durante o evento, os alunos recitaram vários poemas, cantaram músicas alusivas à revolução de abril e demonstraram os seus talentos para a dança e para a música, enquanto os utentes do lar recordaram as suas vivências sobre os tempos do antes e depois da Revolução dos Cravos.
Sob a orientação atenta dos docentes, esta troca intergeracional não só promoveu um melhor conhecimento dos alunos sobre o significado do 25 de Abril, como também os sensibilizou a serem cidadãos conscientes, promovendo uma cultura de diálogo e compreensão entre as diferentes gerações.
Além das atividades mencionadas, a entrega de lembranças e dos diplomas de “Melhor Avô/Avó Emprestado (a)” aos utentes foi uma forma carinhosa de reconhecer e celebrar a importância dos mais velhos na vida dos jovens.
O evento foi recebido com muito entusiasmo e gratidão pelos residentes da instituição Nova Geração, que elogiaram o talento dos alunos e agradeceram a sua visita.
O Agrupamento de Escolas Fernão de Magalhães agradece à Residencial Nova Geração pelo excelente acolhimento que foi dado aos seus alunos e docentes.