O Clube Ciência Viva da Fernão levou a cabo a atividade “Do Ovo ao Pinto”, que decorreu durante os 21 dias necessários para a incubação dos ovos de galinha no Laboratório de Biologia da nossa escola.

Nesta atividade estiveram envolvidas as professoras Fernanda Azevedo e Maria dos Prazeres Guedes, bem como alguns alunos do 5ºB, 10ºB, 11ºC, 11ºE, 12ºB, 12ºC e 12ºE.

Duas alunas envolvidas no projeto forneceram ovos de galinha e codorniz fecundados, que, no dia 10 de fevereiro, foram acondicionados na incubadora da nossa escola. Durante os 21 dias seguintes, os alunos procederam à viragem dos ovos e à colocação de água no interior da estufa para garantir todas as condições indispensáveis ao desenvolvimento embrionário das aves. No dia 4 de março, nasceu um pinto que os alunos prontamente apadrinharam como “Fernão Pinto”. Depois de receber a visita de muitos alunos interessados em conhecê-lo, o “Fernão Pinto” viajou para casa da avó da aluna Micaela, do 12ºE, que se voluntariou para cuidar do nosso pintinho.

Esta atividade proporcionou aos alunos a oportunidade de participar numa experiência prática do desenvolvimento embrionário das aves, integrada nos domínios das Ciências Experimentais, ao mesmo tempo que contribuiu para a diversificação das estratégias de ensino e aprendizagem e para o desenvolvimento do pensamento crítico e criativo no âmbito das Ciências Naturais/Biologia.